Pedagoga, Psicoterapeuta Junguiana, Psicodramatista, Especialista em Desenvolvimento Comportamental, Life Coach em Programas de Liderança e Escritora.

Suely Alves de Souza Lima é uma incansável pesquisadora do Comportamento Humano, tendo em sua história de vida, fatos que comprovam o seu empenho em fazer seres humanos felizes. Suely é uma das pioneiras da Educação Emocional em nosso país, tendo criado o Centro Educacional “ Souza Lima” Pré Escola e 1º Grau, juntamente com Carlos Eduardo Rios Pereira, Helio Alves de Souza Lima e Maria Zelia Alvarenga, escola que primou em trabalhar o emocional de seus alunos a partir dos 2 ( dois) anos de idade. É responsável pela formação de uma geração de jovens cuja visão de mundo está muito além do nosso tempo. Foi Diretora Geral da Instituição – 1975- 1994.


Suely criou uma metodologia, onde o aprendizado se faz a partir de vivências permitindo que o aluno antes de tudo aprendesse a fazer .
Sempre acreditou que o processo educacional é muito maior que a simples transmissão de conhecimento e que o aprendizado se faz com muito maior eficácia se o aluno vivência o conteúdo.
Seu trabalho na área educacional foi sempre reconhecido, tendo recebido inúmeras homenagens, tais como a Medalha Honra ao Mérito 1997, Melhor Educadora do Ano – em 1988 e 2000, Mulheres em Destaque em sua Profissão – 2001, Mulher Cidadã Joseense -2005, pela Câmara Municipal de São José dos Campos –SP, convidada para ser membro efetivo da Academia Joseense de Letras – ocupando a cadeira nº 5, cujo patrono é Cora Coralina. 25/10/2010.


Suas idéias de vanguarda sempre a colocaram entre as mulheres mais inteligentes de sua geração, sendo este fato comprovado através de inúmeros artigos publicados em jornais, revistas, rádio e TV.
Suely teve seu trabalho reconhecido pela PUC- SP relacionado à Educação Emocional bem como foi mais uma vez homenageada pela Radio Logus, dando uma entrevista exclusiva no programa ¨As Pessoas que Construíram a História de São José dos Campos”, pelo jornalista José Friggi – 2012.
Foi Coordenadora Geral de Exposições Culturais, Científicas e Bienais de Cultura dos Artistas do Vale do Paraíba por 12 ( doze) anos,1980-1992, através do Centro Educacional “ Souza Lima”.

Foi Professora Universitária – Faculdades Metropolitanas Unidas- SP, FAI (Faculdade Associadas do Ipiranga) – SP , FEC (Faculdade de Educação e Cultura)- São Caetano do Sul, Faculdade Vale Paraibana de Ensino entre outras.
Recebeu vários Convites ) na área da Educação, tais como:
-Assumir a Secretaria da Educação de São José dos Campos ,em dois momentos- 1990 – Joaquim Bevilacqua e 1996 – Pedro Yves. ( não tendo assumido, por estar comprometida com outros trabalhos) :Elaborar o Plano Piloto de Educação para a Secretaria de Educação de São José dos Campos – 1996.


Palestrante em vários Congressos Brasileiros de Educação, Suely ficou conhecida em nosso país como a Educadora das Emoções. Nos últimos 15 ( quinze) anos vem desenvolvendo um grande trabalho na área empresarial, com o objetivo de levar uma mensagem de esperança, fé, coragem, determinação, verdade, a todos que assistem seus seminários, cursos e palestras, na busca contínua do “ Encontro de Si Mesmo”.
Sua maneira de falar tranqüila, clara, objetiva, repleta de experiência, faz dela hoje uma admirável palestrante do Comportamento Humano, bem como uma Especialista do Desenvolvimento da Espiritualidade nas empresas.


Suely Alves de Souza Lima é uma eterna aprendiz, tendo participado dos cursos ministrados pelos maiores especialistas da atualidade em Liderança e Coaching: Robert Dilts, Stephen Covey, James Hunter

Comentários Facebook

comments