Foi no começo dos anos 40 que o pai, Rubens de Melo Gaia deixou a capital paulista e a mãe, Cidéia Vaz o estado do Rio de Janeiro rumo a São José dos Campos. Ambos acompanhavam familiares para tratamento de saúde na cidade. Aqui se conheceram, casaram e formaram família. Rodolfo de Melo Gaia tem mais três irmãos: Rubens, Renato e Ricardo.
Passou os primeiros anos de sua vida na capital paulista pois seu pai era jogador de futebol profissional e ali defendeu várias equipes de clubes de São Paulo. Aos seis anos retornou à São José dos Campos.
Estudou no Colégio João Cursino que na época ficava na Praça Afonso Pena. Em 1967 estudava em colégio interno ¨Seminário dos Servos de Maria¨ quando, em férias no mês de julho, em comemoração aos 200 anos da cidade, assistiu ao desfile da escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro do Rio de Janeiro e ao jogo de basquete entre Tênis Clube x Vasco da Gama. Ficou encantado com o time da cidade, com Edvar Simões, Pedro Yves entre outros. Motivado, já no outro dia, com mais alguns amigos começou a praticar o basquete no colégio interno ¨com uma bola de futebol.¨


Em 1968 já fazia parte das categorias de base do basquete do Tênis Clube de SJC onde permaneceu até 1971, já na equipe principal, sendo campeão várias vezes.
De 1972 até 1977 esteve fora da cidade, tendo atuado por várias equipes de basquete brasileiro, como Vasco da Gama e Pirelli de Santo André.
No começo dos anos 80 carreira bancária e foi estudar ciências jurídicas na Univap. Trabalhou por mais de 30 anos no Banco Nossa Caixa S/A ocupando a gerência por 15 anos desenvolvendo programas voltados as pequenas e micro empresas da cidade.


No futebol tem como paixão o São José EC, sempre presente nos momentos bons e ruins da ¨águia do Vale.¨
É um dos fundadores e dirigente da torcida ¨Pânico¨que acompanha todos os jogos do São José basquete.


Hoje, o advogado aposentado, dedica-se à família e ao esporte joseense participando da equipe Master de Voleibol, campeã dos Jogos Regionais do Idoso de 2014..

 

Comentários Facebook

comments