Renato Camargo Santiago, nasceu em 19 de junho de 1977 em Juiz de fora / MG. Criado em uma família de esportistas, sempre teve no futebol sua maior paixão. Desde pequeno, tanto na escola quanto nos clubes, se destacava pela facilidade como jogava e marcava gols. Foi artilheiro de todas as categorias de base em sua cidade, despertando interesse de clubes maiores. Saiu de casa aos 15 anos para atuar pelo Fluminense footbal Club/RJ, onde também teve destaque.
Abandonou o futebol aos 18 anos para cursar Educação Física após aprovado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante 4 anos se dedicou ao curso, sendo graduado professor, mas a paixão pelo futebol ainda era grande.


Não chegou a atuar na área da docência, pois voltou a atuar como atleta profissional após sua formatura. Após um ano de readaptação a profissão, foi trazido pelo São José Eporte Clube para a cidade. Novamente em forma, voltou a se destacar nos gramados, sendo um dos artilheiros do Paulista pelo clube em 2002, sendo exaltado e aclamado pela grande torcida da águia do vale. Depois disso, partiu de São José dos Campos rumo a voos maiores, foi destaque na série A do Brasileiro de 2003 pelo Figueirense/SC, atuou pelo país em vários clubes de expressão e no Vale do Paraíba, atuou com destaque nos 4 principais clubes da região, sendo artilheiro do São José em 6 temporadas, Taubaté em 2 oportunidades, Guaratinguetá com o acesso a série B em 2009 e Joseense com o acesso e artilharia em 2012.


Em sua carta de despedida como jogador de futebol ele escreve: ¨Pois bem, foram 14 anos como profissional de futebol, uma carreira linda, com muitos gols, muitas vitórias, muitas alegrias, mas principalmente, uma carreira que não teve sequer um momento que pudesse mancha-la. Fiz da minha profissão minha vida, me entreguei completamente, literalmente suei sangue pelos clubes que joguei, deixei minha família de lado pelas obrigações da carreira e por isso acho que deu tão certo¨.


Renato Santiago, se tornou um dos maiores ídolos do São José E.C. após seu retorno ao Clube em 2009 e foi carinhosamente apelidado pela torcida de SANTIAGOLL. È o terceiro maior artilheiro do Estádio Martins Pereira, maior recodista de gols em uma só partida oficial, 4 gols e o terceiro maior artilheiro do São José E.C.
Hoje é coordenador de esportes da Secretaria de Educação de São José dos Campos.

Comentários Facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.