O MUSEU DA GENTE  é um projeto de valorização de pessoas criado pelo jornalista Dirceu Plenamente em 2009.

Com o propósito de valorizar pessoas com maior identificação com a cidade de São José dos Campos, foi realizado o primeiro evento homenageando 30 personalidades (famosas e anônimas), na ACI – Associação Comercial e Industrial de SJC com o título de ¨CARAS DA CIDADE” .

O mesmo aconteceu em 2011, quando esse evento homenageou, além de personalidades, empresas que muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Assim foi feito até 2014, quando, ao invés de uma placa homenageando essas pessoas, foi lançado o primeiro livro ¨Sou parte da história de São José dos Campos¨, homenageando e contando um resumo de vida dessa gente.

Até 2017 foram publicados 4 (quatro) livros com 40 homenageados em cada, e mais dois livros com outros 80 homenageados ¨in memoriam¨ (Estes últimos dois livros foram lançados na Igreja Matriz de SJC com a presença dos familiares, após missa celebrada pelo padre Cândido).

Com um acervo com quase 200 (duzentas) entrevistas que começaram a serem gravadas em 2005, sendo que algumas personalidades já falecidas, Dirceu Plenamente resolveu disponibilizar esse trabalho ao público em geral através da criação do MUSEU DA GENTE, projeto único no país e sem fins financeiro, religioso ou político.

MUSEU DA GENTE pertence à Associação de Preservação do Museu da Gente, entidade sem fins lucrativos, fundada e dirigida pelo criador do projeto ¨Cara da Cidade¨ e ¨Sou Parte da História de São José dos Campos¨ , Dirceu Plenamente.