Nascido em Lima Duarte-MG e terceiro filho de uma família de 11 irmãos, Miranda Ueb trabalhou muito na venda de verduras para ajudar o pai que plantava para a comercialização e o sustento de todos. Com 13 anos, a convite de conhecidos, veio para São José dos Campos para trabalhar num bar em Santana onde ficou por 8 meses. ¨Durante a semana era no bar e nos finais de semana trabalhava na entrega de gás. Era a única entregadora de gás na região. Era trabalhoso¨, conta Miranda. Quando seu pai veio visita-lo, pediu que o levasse de volta já que era grande a saudade da família. Retornou à Lima Duarte.


Voltou à SJC com 20 anos de idade e em junho de 1968 entrou na Matarazzo para trabalhar como servente onde ficou por 19 anos ocupando várias funções. Nesse período Miranda Ueb conseguiu trazer para a cidade 8 irmãos, todos com emprego garantido e seus pais.
¨Foi interessante. Um dos diretores da Matarazzo – Jairo de Paula me pediu para trazer profissionais de Lima Duarte para trabalhar em SJC. Ofereceram alojamento e um ônibus da Breda para buscar o pessoal em Minas Gerais. Questionei sobre os exames médicos que seriam feitos em SJC. E se alguns fossem reprovados? A volta é longa, afinal são mais de 400 quilômetros entre as duas cidades, e o Jairo me autorizou a fazer o exame no ¨olhômetro¨ em Lima Duarte. E fui lá e trouxe mais de 40 pessoas que vieram, trabalharam e constituíram famílias em SJC¨, conta Miranda.


Em 1981 tornou-se diretor do Sindicato dos Textil e em dezembro de 1983, a pedido da diretoria, autorizou o lançamento de seu nome a presidência. Eleito, tomou posse em janeiro de 1984.
Em 1987 foi convidado a ser candidato a vereador. ¨Disse que havia sido eleito presidente para trabalhar para o Sindicato e a categoria a que represento, e não para ser vereador. Após insistência de um grupo politico da cidade, reuni a assembléia e levei a proposta. Fui autorizado a disputar o pleito em 1988, e fui eleito vereador em SJC, nunca deixando a atividade sindical. Legislei por 24 anos. Foram seis mandatos consecutivos¨, orgulha-se Miranda. Hoje pertence ao Sindicato dos Têxteis e é comentarista político da Rádio São José FM.

Lima Duarte
É um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião da Zona da Mata e Microrregião de Juiz de Fora e localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 370 km. Ocupa uma área de 848,089 km², sendo 2,525 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2010 era de 16 166 habitantes, sendo então o 222º mais populoso do estado mineiro.

Comentários Facebook

comments