José Luiz Carvalho de Almeida chegou em São José dos Campos com os pais e oito irmãos em julho de 1956, com doze anos de idade. Seu pai foi convidado pelo prefeito Elmano Veloso à abrir um frigorífico no Mercado Municipal.
Em 1958 começou a ajudar no açougue do pai, indo posteriormente trabalhar na Casa de Massas Primor. Em seguida foi trabalhar em uma firma de representação de bebidas de propriedade do irmão Leonardo de Almeida e lá se estabeleceu por 26 anos como carregador, motorista, vendedor, gerente e, em 1974, se torna sócio proprietário da empresa.
Apaixonado por futebol chegou a jogar como ponta esquerda do Esporte Clube São José (Formigão) onde chegou a ser diretor, conselheiro, e presidente do São José Esporte Clube no ano 2000.
Participou ativamente da organização do carnaval da cidade e conseguiu levar a escola Unidos da Vila a um ciclo em que foi campeã por oito anos consecutivos.


Em 1976, no mandato de Ednardo de Paula Santos, aos 32 anos, entra para a política como candidato a vereador e é eleito. Foi eleito presidente da Câmara por dois anos.
Em abril de 1982, o então prefeito Joaquim Bevilacqua e seu vice Francisco Ricci renunciaram para se candidatarem a deputados, e então, o cargo de prefeito é ocupado pelo presidente da Câmara, no caso, José Luiz de Almeida.


Nove meses é um tempo curto, mas mesmo assim, José Luiz diz ter se desdobrado para fazer pela cidade tudo o que estava ao seu alcance. Saúde, educação e habitação foram o foco principal. Ao final do mandato a cidade contava com mais de trinta salas de aula, tinha recebido o primeiro grande espaço destinado ao lazer e esporte, o Centro Poliesportivo João do Pulo e ainda a inauguração de obras viárias importantes, que hoje integram o anel viário. Além de prefeito, José Luiz assumiu a presidência do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba).
Atualmente é proprietário de uma empresa de transporte de animais e continua atuando no rádio esportivo da cidade. Após ser comentarista por vários anos da Rádio Clube (Bandeirantes) e Piratininga, ¨Zé do Povo¨ faz parte hoje da equipe esportiva da Rádio Conect Car SP Rio, cobrindo os campeonatos paulista e brasileiro.

Carnaval
O Carnaval é uma festa que é marcada pelo “adeus à carne” que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim “carnis levale” o indica. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.

Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. antes da Quaresma.

 

Comentários Facebook

comments