José Carlos de Oliveira é joseense de nascimento, filho de José Bonfácio (o primeiro tratorista de máquinas grandes do Brasil) e de dona Dirce. De uma família de 4 irmãos, Maria Aparecida, Luiz Sérgio e o saudoso Robertinho, José Carlos cresceu viajando pelo Brasil, pois onde tinha serviço de terraplanagem lá ia seu pai e junto os familiares.
Mesmo sendo filho da terra somente veio a residir em definitivo em São José na década de 60, na então Vila Augusta.
Foi servente de pedreiro, feirante, engraxate, entregador de marmita no Laticínio e catador de cobre no lixão da antiga Ericsson, que funcionava onde hoje é o CenterVale.
Estudante do João Cursino, foi selecionado para treinar basquete no Tênis, sendo um dos primeiros sócio-atleta do clube. Passou pelas mãos de Alberto Marson, Pedro Yves e Josildo. De família humilde, seu primeiro emprego foi na agência da Breda da Rua XV de Novembro, de onde saiu para trabalhar na Câmara Municipal, por concurso público.
Na época da adolescência, adquiriu bons conhecimento de basquete e assim pode formar escolinha que funcionou algum tempo no CTA.


José Carlos fez parte de inúmeras entidades sociais, sempre atuando em benefício de pessoas carentes.
Formado em Economia, turma de 1976, pela Univap, José Carlos hoje é diretor de Relações Públicas do Clube de Joseenses e Amigos, além de conselheiro fiscal da Cressem.

Uma saudade:
Sou do tempo em que se podia estudar pobres com abastados. No João Cursino da Praça Afonso Pena, tive lições de cidadania com Custódio, Helena Calil, Oswaldo Nascimento, Maria Aparecida Madureira, Lebrão, Simão Chuster. dona Jandira, Palma, Rostichild e outros. Ao meio dia as aulas terminavam e uma verdadeira “horda” de jovens iam fazer inocente bagunça na Praça Afonso Pena ou pagar aposta de tomar banho na fonte da praça da Igreja Matriz. E saudade de descer a Pedro Álvares Cabral, de paralelepípedo e passar em frente à igrejinha do Dom Bosco. O progresso matou tudo isso, infelizmente. Bons tempos que não voltam.

Clube de Joseenses e Amigos
O clube começou a ser idealizado por um grupo de amigos no inicio do ano de 1995. A idéia inicial era formar um grupo de joseenses natos ou de coração cujas famílias estivessem radicadas há algumas décadas em nossa cidade.

Após sucessivos encontros formou-se um grupo de 24 joseenses que, nas dependências do Clube de Campo Santa Rita, no dia 27 de Abril de 1998, fundou o Clube de Joseenses e Amigos.

Comentários Facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.