Minha família saiu de Coimbra – Minas Gerais chegando em São José dos Campos em 1959. A vida era muito difícil, uma infância pobre, de muita luta, mas honrada. Aqui, João Braz foi estudar na escola Marechal Rondon, passando depois para aFlávio Berling de Macedo, Olimpio Catão, Suely Antunes de Melo, Sesi, Estevam Ferri, Etip e Senai.
Para ajudar a família, trabalhou no Rhodosá, gráfica, alfaiataria, sapataria, feira e grandes empresas, como Kanebo, Ericsson, Kodak e Embraer. Aposentou-se em 1994.


Esporte
João Braz jogou no futebol amador da cidade representando equipes como: Ferroviária, Unidos da Vila Maria, Guanabara entre outras. Formado árbitro de futebol, atuou pela Liga Municipal de Futebol de São José dos Campos e como árbitro da Federação paulista de Futebol atuou por mais de dez anos nos campeonatos da entidade máxima do estado. Aos 45 anos, no limite para encerrar a carreira começa a trabalhar com o futebol através de intercâmbio Brasil e Japão onde muitos jogadores foram formados e revelados . Garotos entre 15 e 20 anos fizeram estágios em clubes brasileiros como: São José, União Cruzeiro, Yuracan, Itajubá, Barra Mansa etc. A oportunidade à esses atletas deveu-se a parceria entre a empresa de João Braz e a Office Porto Japan Kio Sawa e Thoshio Tamak.

Japão
O futebol é um dos esportes mais populares do Japão, onde ele é conhecido como sakkā (サッカー), que consiste na adaptação da palavra “soccer” (futebol em inglês americano) para o idioma japonês. Há ainda o termo futtobōru, derivado do britânico “football”, mas este é pouco usado. O termo original, de origem chinesa, era Shūkyū ( literalmente chute-bola).
No Japão, o futebol é controlado pela Associação de Futebol do Japão (em japonês. O principal campeonato do país é a J. League, que surgiu em 1923 para substituir a Liga japonesa de futebol e tentar revigorar o esporte no país. Outros importantes campeonatos nacionais incluem a Copa do Imperador, a Supercopa Japonesa e a Copa da Liga Japonesa. Os clubes japoneses participam dos mais importantes torneios interclubes asiáticos, como a Copa da AFC, Copa dos Presidentes da AFC e Liga dos Campeões da AFC. Nesta última, é o segundo país com mais títulos (5), perdendo apenas para a Coreia do Sul (10). O Japão possui onze seleções nacionais que representam o país em campeonatos mundiais e continentais

Comentários Facebook

comments