Penso que a politica constitua um pano de fundo em minha vida. Meus familiares sempre estiveram à frente de movimentos políticos, inclusive tivemos vários representantes no Executivo e Legislativo em minha cidade natal, Aguas de Lindoia. Em 1974 aos 16 anos nossa família se mudou para São José dos Campos e logo comecei minhas atividades politicas em prol de candidaturas contra o regime militar. Ingressei na Prefeitura de São José dos Campos em 1976 sendo um dos primeiros Diretores de Esportes da ASSEM-Associação dos Servidores Municipais. Foram mais de 30 anos de trabalho no serviço público, entre Prefeitura e Câmara Municipal. Por este conhecimento adquirido sempre fora chamado para palestrar para grupos de estudantes que nos visitavam e queriam aprender como era o funcionamento destes dois poderes.


Em 1978 participei ativamente da eleição vencedora para Prefeito de São José dos Campos. Era época da ditadura e há 21 anos, não havia eleições no município, pois sob o manto de “Estancia” isto não era possível. Pelas mãos de Hélio Augusto de Sousa fui filiado ao PMDB, e em 1982 novamente nosso candidato a Prefeito fora eleito, bem como 12 das 19 cadeiras do legislativo municipal. Destaca-se neste período o fato de ser funcionário publico e nunca temer expor minha opinião. No ano de 1988, elegemos a Prefeito do município, o Deputado Federal constituinte Joaquim Bevilacqua.


Nos anos 90, participei efetivamente de campanhas vitoriosas a vereador, bem como de vários pleitos a Deputado Estadual, sempre consagrando meu candidato como um dos mais votados da cidade. Em 2002 coordenei na cidade a campanha de Orestes Quércia ao Senado, que obteve 57 mil votos, sendo uma das maiores votações por município no interior paulista. Participei como membro da Executiva Estadual da Fundação Ulysses Guimaraes, ombreado por membros como ex- governador Orestes Quércia, ex-ministro Marco Antônio Raupp, ex-prefeito de SP Miguel Colasuono, entre outros. Obtive o registro de Jornalista, e escrevo sobre política para os Jornais O Vale, Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo entre outros.


Entendo que a politica tem o poder de modificar a vida das pessoas. Entendo também que por este histórico apresentado, participei de fatos importantes e que humildemente ajudei a escrever algumas linhas de nossa historia. Tive o privilegio de ter contato com pessoas históricas da politica nacional e do nosso município, as quais agradeço a oportunidade do convívio e também as menções honrosas recebidas de ex-prefeitos. Deixo uma frase, a qual termina esta narrativa: “O Tempo é o remédio e resposta para tudo”.

Fundação
A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.

Comentários Facebook

comments