SONY DSC

Antônio Carlos Wolff Nadolny, o Barão, nasceu em São Mateus do Sul, cidade situada no sul do Paraná e foi fundada por seu tataravô Rudolph Wolff. Seu pai Alexandre Bernardo Nadolny era agricultor e explorava as terras cedidas pelo governo, com plantações de arroz e milho. Sua mãe Thereza era comerciante e tinha uma loja de sapatos.
Em 1970 resolveu cursar engenharia civil, que o motivou a se estabelecer em São José dos Campos em 1971. Para fazer engenharia trabalhou como contato publicitário, no jornal Agora, sob o comando do Sr. Joacyr Beça, Roberto Wagner e Luiz Guimarães.
No terceiro ano de engenharia, em 1974, trabalhou na EMBRAER, no “cálculo” da estrutura do Bandeirantes como estagiário.

Em 1975 resolveu se tornar empreendedor e junto com o José Ailton Pupio fundou a Construtora Kioski e no ano seguinte foi incorporada ao negócio a Estacampos. Em 1976 se formou em engenharia civil pela antiga Faculdade de Engenharia de São José dos Campos, hoje incorporada pela UNIVAP.
Fundou a Barão Engenharia Ltda, com um forte conceito social: 50% do lucro líquido da sua empresa foi investido no setor social, através da Sociedade Beneficente São Mateus. O nome foi uma homenagem à sua terra natal, São Mateus do Sul. A entidade beneficente focou as crianças carentes no bairro Chácara Primavera I e adjacências, na região leste de São José dos Campos.


Para concretizar a obra social, comprou um terreno de 2500m2 e construiu com recursos próprios, uma obra com cerca de 1000m2,, um composto de sala de aulas, consultórios, sala de professores e secretaria.
Em reconhecimento aos bons resultados junto às crianças da comunidade, a entidade ganhou um prêmio nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), recebido em Brasília das mãos do então Presidente Lula e seus ministros. Foram premiadas apenas duas empresas: a Barão Engenharia de SJC e a Cofix do Rio de Janeiro.


Recebeu também, por conta do trabalho social executado, o título de “Cidadão Joseense” que é seu grande orgulho.
Em 2015 recebeu a ¨Comenda das Acácias¨como Personalidade Social. A Comenda é oferecida anualmente pelo COMAJ – Conselho da Maçonaria Joseense.
Em 2013, atendendo um convite do Prefeito Carlinhos Almeida, assumiu o cargo de secretário de Serviços Municipais.

São Mateus
A Sociedade Beneficente São Mateus é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como proposta oferecer atendimento social as crianças carentes do bairro Primavera I e adjacências, situados na região leste de São José dos Campos

Comentários Facebook

comments